PORTUGAL | Ria de Aveiro
Período
Partidas
Reservas até
Ref.: LNVT1068
1º Dia – Lisboa / Esgueira / Fermentelos
Partida de Lisboa pela auto-estrada do Oeste por Caldas da Rainha, Marinha Grande e Figueira da Foz para Ílhavo. Visita ao Museu Marítimo de Ílhavo, lugar de preservação da memória do trabalho no mar e identidade marítima dos portugueses. Destaque especial para a pesca do bacalhau, histórica localmente, entre embarcações, artefactos e o recente Aquário dos Bacalhaus que consiste numa atraente forma de observar ao vivo este peixe tão importante na nossa cultura. Continuação para Esgueira. Almoço regional. De tarde, partida para Aveiro. Visita às Marinhas (salinas), para conhecer o seu enquadramento na Ria de Aveiro e o processo de produção do sal de Aveiro, para o qual é necessária a água salgada, o sol, o vento e o engenho dos marnotos desde o séc. X com o seu ciclo natural. Partida em tradicional barco moliceiro adaptado aos cruzeiros na ria, com passagem pelos encantadores canais e perspectiva privilegiada sobre a cidade de Aveiro e ainda degustação de espumante a bordo. Continuação para a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica e rica em fauna e flora. Chegada ao hotel em local tranquilo e propício ao relaxamento. Jantar e alojamento.
2º Dia – Fermentelos / Aveiro / Lisboa
Pequeno-almoço. Partida por Vagos e Vagueira com extraordinária panorâmica da ria de Aveiro até à Costa Nova, com as suas casas originalmente denominadas “Palheiros” com a pintura características de riscas coloridas. Continuação para Aveiro. Passeio em Comboio Turístico pelos principais pontos turísticos e artérias, proporcionando uma típica panorâmica da cidade. Segue-se o momento mais doce desta viagem, com os Ovos Moles em destaque, realizando um atelier de aprendizagem acerca da história e fabrico deste doce regional, dos mais apreciados em Portugal. Tempo livre na cidade para fotos e compras de produtos locais. Almoço regional. De tarde partida para a região da Bairrada. Visita a quinta de produção de vinhos maduros branco e tinto, assim como o celebre espumante regional. Partida por Anadia, Mealhada e regresso a Lisboa.
Hotel Estalagem da Pateira***
Localização: Fermentelos
Descrição: Situado nas margens de Pateira de Fermentelos, este alojamento tem uma atmosfera acolhedora e uma vista panorâmica única. Os arredores naturais da Estalagem da Pateira estão juntamente com o grande jardim da propriedade e piscinas interior e exterior.
A Estalagem da Pateira disponibiliza quartos espaçosos e luminosos com varandas viradas para o lago, ar condicionado, casa de banho privativa com secador de cabelo, televisão e acesso gratuito à Internet.
Preço Por Pessoa Desde: 195€ (Duplo) | 220€ (Single)
Serviços incluídos:
Transporte em autocarro de turismo;
Guia acompanhante;
Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis previstos ou similares;
2 Almoços com água e vinho (dias 1 e 2);
1 Jantar com água e vinho (dia 1);
Visita ao museu Marítimo-Ílhavo;
Visita às Marinhas em Aveiro;
Passeio nos canais de barco Moliceiro em Aveiro;
Passeio de Comboio Turístico em Aveiro;
Workshop de Ovos Moles com prova em Aveiro;
Visita com prova de vinhos na Bairrada;
Seguro de viagem.
Os preços não incluem:
Tudo o que não esteja incluído no programa.
Ria de Aveiro
A Ria de Aveiro é uma laguna que existe na região de Aveiro, entre Ovar e Mira. Trata-se de uma lagoa costeira de baixa profundidade e extensas zonas entre marés, estendendo-se no interior do território português, paralelamente ao Oceano Atlântico, ao longo de 45 quilómetros de comprimento. Divide-se em três canais/zonas: o Canal de Ovar, o Canal de Ílhavo e o Canal de Mira.
No total, toda a foz abarca onze mil hectares, dos quais seis mil estão permanentemente alagados e nela desaguam os rios Vouga, Antuã, Boco e Fontão, tendo como única comunicação com o mar um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e São Jacinto, permitindo o acesso ao porto de Aveiro de embarcações de grande porte.
Rica em peixes e aves aquáticas, apresenta grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. Para além disso, realce ainda para a produção de sal, utilizando técnicas milenares e a apanha de moliço com os barcos tradicionais, uma das actividades tradicionais mais características da cidade de Aveiro.
Nota: Para melhor desfrutar deste circuito, aconselhamos a utilização de vestuário e calçado prático, assim como chapéu.