PORTUGAL | Rota de Cister e Aldeias Vinhateiras
Período
Partidas
Reservas até
Ref.: LNVT1028
1º Dia – Lisboa / Tarouca / Tabuaço
Partida de Lisboa por Coimbra, Penacova, proximidades de Viseu e continuação para Tarouca. Almoço. De tarde, breve percurso pela rota das vinhas de Cister e visita ao mosteiro de São João de Tarouca, fundado em 1154, como o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português. Partida para as Caves Murganheira com visita e degustação de espumante. Continuação para a aldeia vinhateira de Salzedas. Visita ao mosteiro de Santa Maria, com a sua fundação ligada à figura de teresa Afonso, esposa de Egas Moniz. Visita ainda à sensacional ponte medieval e torre em Ucanha. Saída para Tabuaço. Jantar e alojamento.
2º Dia – Tabuaço / Sabrosa / Tabuaço
Pequeno-almoço. Partida para a aldeia de Barcos. Visita ao centro histórico e à igreja Matriz. Saída para a Quinta do Tedo, situada na margem esquerda do rio Douro. Visita com prova de vinhos. Acompanhando as margens do Douro até ao Pinhão e continuação para contemplação da paisagem no miradouro de Vale do Pinhão, seguindo para breve visita à aldeia vinhateira de Provesende. Partida para Sabrosa/São Martinho de Anta. Almoço. De tarde, partida por Sanfins do Douro para a aldeia vinhateira de Favaios. Visita ao museu do Pão e do Vinho com degustação de vinho moscatel e pão de Favaios. Continuação para o miradouro de Casal de Loivos. Paragem e contemplação da paisagem. Continuação para o cais do Pinhão. Pequeno passeio de barco pelo Rio Douro. Regresso a Tabuaço. Jantar e alojamento.
3º Dia – Tabuaço / Trancoso / Lisboa
Pequeno-almoço. Visita ao museu do Imaginário Duriense e ao célebre e curioso Rijomax, o relógio mais completo e mais complexo do mundo, inventado e programado para funcionar durante milhares de anos. Partida para visita ao singelo mosteiro cisterciense de São Pedro das Águias, que apresenta vestígios de arquitectura religiosa românica, maneirista e barroca. Continuação para a aldeia Vinhateira de Trevões. Visita ao centro histórico, ao Museu de Trevões e ao museu de Arte Sacra. Continuação para a histórica cidade de Trancoso. Almoço. De tarde, partida pelas proximidades de Guarda, Castelo Branco e Abrantes para regresso a Lisboa.
Nota 1: À noite no hotel, poderá contar com tertúlia acerca da temática do circuito numa das noites e animação por rancho folclórico regional na outra noite, com a ordem a informar pelo guia.
Nota 2: Para melhor desfrutar deste circuito, aconselhamos a utilização de vestuário e calçado prático, assim como chapéu.
Douro Plácido Hotel ****
Localização: Tabuaço
Descrição: Situado em pleno coração do Douro de Portugal, região classificada como Património Mundial da Humanidade, o Plácido Hotel Douro Tabuaço**** proporciona-lhe uma experiência memorável. Localizado na Vila de Tabuaço, terra de paisagens invulgares e múltiplos contrastes – entre a serra, o vale e o verde da vinha, é um prodígio da natureza.
Este Hotel de Quatro estrelas tem ao seu dispor, 86 Quartos que incluem 2 suites Presidenciais, 24 Suites Juniores e 2 Quartos para pessoas com mobilidade reduzida.
Preço Por Pessoa Desde: 375€ (Duplo) | 435€ (Single)
Serviços incluídos:
Transporte em autocarro de turismo;
Guia acompanhante;
Guia regional;
Alojamento e pequeno-almoço nos hotéis previstos ou similares;
3 Almoços com água e vinho (dias 1, 2 e 3);
2 Jantares com água e vinho (dias 1 e 2);
Visita ao mosteiro de São João de Tarouca;
Visita às caves Murganheira com prova de espumante;
Visita ao mosteiro de Salzedas;
Visita à ponte de Ucanha;
Visita a quinta do Douro com prova de vinhos;
Visita ao museu do Pão e do Vinho em Favaios;
Passeio de barco no rio Douro;
Visita ao museu de Tabuaço e Rijomax;
Visita ao mosteiro de São Pedro de Águias;
Visita ao museu de Trevões;
Seguro de viagem.
Os preços não incluem:
Tudo o que não esteja incluído no programa.
Ordem de Cister
A Ordem de Cister, é uma ordem religiosa monástica católica beneditina reformada, uma das importantes. Com a aprovação da Carta da Caridade, em 1119, surge propriamente a Ordem Cisterciense, sendo assim a primeira ordem religiosa canonicamente instituída da Igreja.
A ordem teve um papel importante na história religiosa do século XII, vindo a impor-se em todo o Ocidente por sua organização e autoridade. Está intimamente ligada à fundação de Portugal tendo deixado um enorme e rico património.