PORTUGAL | Tradições de Carnaval

A máscara é a fantasia que transforma o Carnaval num momento social único

Período

Todo o Ano

Partidas

Lisboa

Reservas até

Não aplicável
Ref.: LNVT1010

1º Dia – Lisboa / Vilarinho da Samardã / Bragança

Partida por Coimbra, Lamego e Peso da Régua para Vilarinho da Samardã. Almoço. Continuação para a Aldeia de São Tomé – Telões, para assistir e participar na Partilha do Burro. Acontecimento que se realiza no Carnaval, faz parte das tradições iniciáticas da adolescência e das práticas de denúncia e crítica próprias do entrudo português. Os rapazes escrevem quadras destinadas às raparigas por quem repartem o burro e que depois gritam para toda a povoação, revelando os defeitos e virtudes de cada uma. Continuação por Valpaços, Mirandela e Bragança. Jantar e alojamento.

2º Dia – Bragança / Podence / Vila Real / Lisboa

Pequeno-almoço. Visita ao centro histórico, ao Domus Municipalis e ao Museu Ibérico da Máscara. Continuação para a aldeia de Podence. Aqui se vivem os Momentos de Carnaval, com os rapazes da região a encarnar misteriosas personagens vestindo trajes coloridos, feitos com colchas de franjas, tapando a cara com máscaras e prendendo chocalhos e campainhas à cintura, percorrendo a aldeia aos gritos e saltos em correrias à procura das raparigas solteiras para com elas dançar. Visita à Casa do Careto. Continuação para Macedo de Cavaleiros. Almoço. De tarde partida por Viseu, Coimbra e regresso a Lisboa.

Turismo São Lázaro ***

Preço Por Pessoa Desde: 245€ (Duplo) | 269€ (Single)

 

Serviços incluídos:

Transporte em autocarro de turismo;
Guia acompanhante;
Guia regional;
Alojamento e pequeno-almoço no hotel previsto ou similar;
2 Almoços com água e vinho;
1 Jantar com água e vinho;
Actividade tradicional: Partilha do Burro;
Visita ao museu Ibérico da Máscara;
Visita à Casa do Careto;
Seguro de viagem.

 

Os preços não incluem:

Tudo o que não esteja incluído no programa.

Carnaval

O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. É um momento mágico. É a “transgressão” de todas as regras sociais. É a satisfação da necessidade típica dos homens e mulheres festejarem algo. A máscara é uma indumentária fundamental, que permite aos mascarados viverem intensamente este período, em que não se conhecem as pessoas, nem a posição social.
Pensa-se que a tradição dos Caretos tenha raízes célticas, de um período pré-romano. Provavelmente, está relacionada com a existência dos povos Galaicos e Brácaros na Galiza e no norte de Portugal.
Os Caretos usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos. A rusticidade do ambiente é indissociável desta figura misteriosa.

Mapa
TODA A INFORMAÇÃO AQUI PRESTADA NÃO DISPENSA A CONSULTA DOS NOSSOS CONSULTORES E DAS CONDIÇÕES GERAIS E PARTICULARES DA VIAGEM ORGANIZADA

PEÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO

    Nome *

    Telefone *

    Email *

    Data de Partida *

    Data de chegada *

    Datas Flexíveis *

    Adultos *

    Crianças

    Bebés

    Nº de Quartos *

    Regime *

    Mensagem